A cirurgia ortognática é um procedimento indicado para pacientes que apresentam discrepâncias faciais...06/07/2021 13:29
Dr. Paulo Scanavini
A cirurgia ortognática é um procedimento indicado para pacientes que apresentam discrepâncias faciais importantes em pacientes que já não possuem potencial de crescimento, isto é, pacientes adultos. Através desse procedimento o Ortodontista e o Cirurgião Buco Maxilo Facial irão planejar e executar o procedimento de forma que a Estética Facial e Função Mastigatória sejam restabelecidas com Excelência.
Para que o resultado da cirurgia seja um sucesso, além ser feita por um profissional especializado, o pós-operatório necessita de todo o cuidado possível, já que é se trata de um procedimento de grande porte e na face.
Dentre os cuidados básicos estão: uso adequado da medicação conforme prescrição do Cirurgião, compressas geladas no início, alimentação líquida e fria no início e aos poucos a consistência dos alimentos vai aumentado, além de fisioterapia.
Quanto tempo dura o processo de recuperação
O retorno às atividades básicas pode variar entre 15 a 21 dias, mas isso depende de cada caso e paciente. Além disso, existe o período de parestesia, que é a ausência de sensibilidade na face, e normalmente pode persistir por até seis meses.
Quais são as dificuldades mais comuns no pós-operatório?
Por conta das medicações, os pacientes não costumam sentir dor depois da cirurgia. O maior desconforto é por conta de um possível inchaço (edema), o que atualmente melhora muito com a fisioterapia, e nos primeiros dias alguns pacientes se incomodam com a alimentação, pois querem voltar rapidamente a se alimentar normalmente.
Tratamentos pós-cirúrgicos
Após a cirurgia, é realizada a fase de finalização Ortodôntica do tratamento, geralmente com pequenas movimentações necessárias para se obter uma excelente oclusão (intercuspidação dentária). Mesmo quando não houver necessidade de movimentações dentárias nessa fase, o paciente continuará com o aparelho para que possam ser utilizados elásticos inter maxilares com o objetivo de acomodação muscular pós cirúrgica.
Um laser de baixa intensidade também pode ser usado no pós operatório, facilitando a recuperação das possíveis parestesias e do edema facial.