A ortodontia digital traz diversas ferramentas que contribuem para um diagnóstico rápido e preciso de cada caso. Mas hoje, vamos falar de uma em específico, que é a impressão 3D. Você sabe quais são os benefícios dessa tecnologia? Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais.
Como é feita a impressão 3D?
Geralmente, os materiais utilizados na impressão 3D são porcelana, resina e policarbonato. Por conta da sua versatilidade, muitos objetivos podem ser criados. No caso da ortodontia, ela é aplicada na confecção dos alinhadores estéticos e de modelos para confecção de aparelhos removíveis..
O processo de impressão é feito de camada em camada de dados, até formar o produto desejado, que sai exatamente de acordo com o modelo digital e com o material escolhido pelo profissional.
O resultado final são peças detalhadas e precisas, que se encaixam perfeitamente nas exigências do ortodontista e nas necessidades do paciente.
Impressão 3D na Ortodontia
A grande vantagem da impressão 3D na área da ortodontia, é a precisão e a agilidade na produção dos alinhadores estéticos e modelos das arcadas dentárias. Além disso, os pacientes se beneficiam também no quesito conforto, já que para criar o molde dos alinhadores é preciso realizar um escaneamento digital - outro processo tecnológico, rápido e confortável.
Além dos alinhadores, a impressão 3D pode criar aparelhos ortopédicos, aparelhos funcionais, imprimir vários tipos de guias: para instalação de mini-implante, para colagem indireta dos bráquetes, para cirurgia ortognática, placas miorrelaxantes (placas de bruxismo e apertamento), dentre outras.
Caso você esteja se perguntando, a qualidade dos materiais impressos de forma 3D são excelentes e atendem todos requisitos para realizar um tratamento ortodôntico que trará bons resultados aos pacientes.
Se você deseja realizar um tratamento que possui a tecnologia como sua principal aliada em todas as etapas, então você precisa conhecer os alinhadores Invisalign. Para agendar sua avaliação, basta entrar em contato!