O prognatismo refere-se à uma anormalidade estrutural da face que causa uma protrusão acentuada da...06/07/2021 13:15
Dr. Paulo Scanavini
O prognatismo constitui a desarmonia de crescimento e desenvolvimento facial que necessita de intervenção mais precoce pois necessita de uma melhor resposta de estímulo de crescimento ortopédico da maxila, o qual ocorre mais precocemente em relação ao crescimento mandibular.
O que causa o prognatismo?
O Principal Fator Etiológico do Prognatismo Mandibular é o Padrão Facial Hereditário do paciente, podendo ser influenciado por alguns fatores etiológicos como síndromes, distúrbios metabólicos ou respiratórios, etc..
Além da avaliação inicial, o ortodontista irá solicitar uma série de exames, denominada Documentação Ortodôntica com a finalidade de realizar o melhor diagnóstico e planejamento para tratar adequadamente o paciente, principalmente de acordo com a idade deste paciente. A idade e estágio de crescimento do paciente são fundamentais para melhor tratamento dessa deformidade dentofacial.
Como o prognatismo é tratado?
O tratamento do prognatismo mandibular está totalmente relacionado a idade e estágio de crescimento e desenvolvimento que se encontra o paciente. Atualmente temos possibilidade de realizar um tratamento ortopédico ortodôntico tanto em uma fase mais precoce, por volta dos 6 a 9 anos de idade, como já no início da adolescência e início da dentição permanente, entre os 10 e 13 anos de idade. Quando o paciente já se encontra na fase adulta, sem potencial de crescimento, a melhor opção de tratamento para reabilitar o Estética e Função Dento Facial, é tratamento ortodôntico cirúrgico com cirurgia ortognática.