Quando visitamos o dentista, nem imaginamos que exista tantas formas de cuidar de nossos dentes, né? Porém,...06/07/2021 13:21
Dr. Paulo Scanavini
Quando visitamos o dentista, nem imaginamos que tenha tantas formas de cuidar de nossos dentes, né? Porém, existem pelo menos três linhas dentro da ortodontia: a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva.
Apesar de terem abordagens diferentes, todas elas têm o mesmo objetivo que é reparar ou até mesmo prevenir problemas ortodônticos nos pacientes. Entenda cada uma delas a seguir.
ORTODONTIA PREVENTIVA
Esse tipo de tratamento tem como função prevenir problemas de oclusão ou de mal posicionamento dentário. Esse tipo de ortodontia pode evitar ou até minimizar que o paciente precise usar aparelho fixo, podendo evitar também tratamentos ortodônticos com extração dentária ou cirurgia ortognática.
O dentista também usa esse processo para remover maus hábitos que possam levar a má oclusão, como chupar o dedo, usar chupeta por muito tempo ou morder objetos.
ORTODONTIA INTERCEPTATIVA
Este tipo de ortodontia é iniciado quando há o diagnóstico de algum problema, que acontece geralmente na fase da primeira dentição ou na dentição mista, evitando um tratamentos mais complexos no futuro.
Mordidas cruzadas são tratadas neste momento, além da falta de espaço para a erupção de dentes permanente. Problemas que, geralmente, podem ser resolvidos com aparelhos removíveis.
ORTODONTIA CORRETIVA
Esse tipo de tratamento é o mais comum, já que a maioria dos pacientes deixam para tratar seus dentes quando o problema já está instaurado nos dentes. É o tratamento realizado na dentição permanente corrigindo problemas como diastemas, apinhamento, mordida aberta, mordida profunda, mordida cruzada, etc.
Com o uso de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis, é feita a movimentação gradativa dos dentes e remodelações dento alveolares com o objetivo de corrigir o posicionamento e restabelecer o equilíbrio estético e funcional dos pacientes.