A Academia Americana de Ortodontia (AAO) descreve a ortodontia como uma área da odontologia que impede,...06/07/2021 13:22
Dr. Paulo Scanavini
Se você se sente constrangido e preocupado com dentes tortos ou salientes, não está sozinho. Nem todo mundo tem um alinhamento naturalmente perfeito, mas graças à ortodontia, você pode ter exatamente isso. O que é ortodontia, você pergunta? Aqui está uma definição completa que pode fazer você repensar seu sorriso.
Ramo de Odontologia Especializada
Embora os antigos egípcios e gregos fizessem tentativas primitivas de endireitar os dentes, a ortodontia não era uma especialidade odontológica até 1901 – quando a primeira escola de ortodontia foi aberta.
A Academia Americana de Ortodontia (AAO) descreve a ortodontia como uma área da odontologia que impede, diagnostica e trata irregularidades dentárias e faciais. Se você precisar de tratamento ortodôntico, seu dentista geralmente o encaminhará a um ortodontista. Esses especialistas em odontologia estudam dois a três anos adicionais na área de ortodontia, durante os quais aprendem a mover com segurança os dentes para o alinhamento adequado, orientam o desenvolvimento facial e garantem um crescimento e desenvolvimento saudável dos maxilares e da dentição.
Tipos de problemas ortodônticos
Desalinhamentos dentários, chamados de apinhamentos, podem indicar várias condições diferentes. As más oclusões hereditárias incluem problemas de crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, falta de dentes congenitamente, dentes extra-numerários, dentes apinhados ou protruídos e problemas de diastemas (espaçamento). No entanto, a perda prematura de dentes de leite, retenção de dentes de leite, sucção do polegar ou dedo, acidentes e certos tipos de doenças dentárias também podem resultar na necessidade de tratamento ortodôntico.
Importância do tratamento ortodôntico
Corrigir problemas ortodônticos não é apenas sobre estética e melhorar a autoconfiança; também existem razões muito importantes para a saúde dental. As más oclusões podem causar dificuldade em mastigar e falar, enquanto desgastam o esmalte dos dentes saudáveis e sobrecarregam o tecido gengival e o osso periodontal. Além disso, é difícil limpar os dentes tortos ou sobrepostos, o que pode colocar você em risco de cáries e doenças gengivais.
Nova era dos aparelhos ortodônticos
Os pais não estão apenas optando pelo tratamento para seus filhos hoje; eles também estão vendo os benefícios do tratamento ortodôntico para si mesmos. Um incentivo adicional para o adulto trabalhador é que os aparelhos ortodônticos são mais discretos hoje do que no passado. A duração do tratamento também é geralmente mais curta.
Aparelhos metálicos de aço inoxidável ainda são comuns, mas a Academia de Odontologia Geral (AGD) enfatiza uma grande variedade de outros materiais que são igualmente eficazes no movimento dos dentes. Aparelhos de cerâmica usados nos dentes são muito menos visíveis do que o metal, por exemplo, embora possam não ser tão resistentes. Completamente ocultos, os aparelhos linguais fixam-se na parte posterior dos dentes. E, você ainda tem a opção dos alinhadores, que tira ao comer e limpar os dentes.
Higiene Oral e Tratamento Ortodôntico
Ao investir tempo e recursos no tratamento ortodôntico, você deseja o melhor resultado possível, e uma boa higiene bucal é essencial. Alimentos e placas bacterianas podem se acumular ao redor dos aparelhos, e escovar e usar fio dental pode ser mais desafiador durante esse processo. Se você não limpar bem os dentes, pode acabar com cáries, doenças gengivais ou áreas permanentes de descoloração. Aqui estão algumas diretrizes de higiene bucal:
– Escove os dentes com creme dental com flúor após cada refeição e lanche e antes de dormir. Quando estiver longe de casa, leve uma escova de dentes para viagem
– Use fio dental pelo menos uma vez por dia. Agora que isso é mais difícil, pergunte ao seu ortodontista sobre ferramentas especiais de uso do fio dental que podem facilitar o trabalho e peça uma demonstração
– Visite o dentista para exames e limpezas regularmente.
Se você ou alguém da sua família está com problemas ortodônticos, marque uma consulta! Estou aqui para contribuir com o seu sorriso!