Já se deparou com o tema ‘cirurgia Ortognática’ antes? E sobre como a Ortodontia e a Cirurgia...06/07/2021 12:08
Dr. Paulo Scanavini
O que é ortodontia?
De acordo com a descrição da Academia Americana de Ortodontia (AAO), essa especialidade é uma área da odontologia que previne, diagnostica e trata irregularidades dentárias e faciais.
Os dentistas especialistas em ortodontia estudam para aprender a mover com segurança os dentes para o alinhamento adequado, orientam o desenvolvimento facial e garantem um crescimento e desenvolvimento saudável dos maxilares e da dentição.
Falamos de forma detalhada sobre a ortodontia em outra matéria, para ler mais clique aqui.
O que é cirurgia ortognática? Para quem ela é indicada?
A Cirurgia Ortognática é um procedimento realizado em conjunto pelo ortodontista e o cirurgião Bucomaxilofacial. Sempre a melhor opção de tratamento é o tratamento mais adequado de acordo com o diagnóstico. Pacientes adultos que não apresentam mais potencial de crescimento a apresentam discrepância no crescimento das bases ósseas, devem ser tratados com Cirurgia Ortognática. Os objetivos desse tratamento vão muito além de efeitos estéticos, mas sim funcionais também, como por exemplo, má articulação da fala, dificuldade na mastigação, alteração na respiração.
As complicações causadas pelo mau posicionamento do maxilar podem ser notados visualmente e sentidos antes da vida adulta, mas apenas pacientes adultos podem ser submetidos à cirurgia de correção, pois antes dessa fase da vida, ainda há crescimento dos ossos maxilares, e com isso a possibilidade de correção através de um tratamento ortopédico/ortodôntico que pode ser realizado pelo Ortodontista, sem a necessidade de um procedimento cirúrgico.
Quer saber mais sobre os benefícios da Cirurgia Ortognática? Clique aqui.
Como a cirurgia ortognática e a ortodontia estão relacionadas?
Como dito anteriormente, a Ortodontia e a Cirurgia Bucomaxilofacial, são duas especialidades muito dependentes, no caso de tratamentos com Cirurgia Ortognática, e que precisam caminhar juntas em várias situações, com o objetivo de traçar estratégias e trabalhar comumente para atingir o resultado tão desejado pelo paciente.
Na primeira fase de um tratamento cirúrgico, é realizado o preparo Ortodôntico, no qual o Ortodontista irá posicionar os dentes em suas respecitivas bases ósseas (dentes superiores na maxila e inferiores na mandíbula), centralizando suas raízes nos centro dos seus alvéolos, por meio de uma movimentação que chamamos de descompensação dentária.
Nesta fase, não se deve buscar um melhor encaixe entre os dentes superiores e inferiores, o trabalho do ortodontista é o de preparar as arcadas dentárias para que o cirurgião corrija a discrepância esquelética existente e a oclusão no momento da cirurgia, com a movimentação das bases ósseas.
Após a realização da cirurgia, também será necessário a finalização ortodôntica, ajuste fino da mordida e condicionamento da musculatura, que geralmente dura no mínimo 6 meses. Só após essa fase será possível retirar o aparelho ortodôntico.
Para saber mais sobre cirurgia ortognática e ortodontia, entre em contato.